sul 8

Segunda a Fundação Municipal da Saúde o método fumacê realizado nas ruas só tem eficácia de apenas 40%, e essa aplicação de fumacê no combate à dengue foi restringida pela Secretaria de Saúde do Estado.

 

O produto usado no fumacê tem baixa eficiência e não atinge os mosquitos que estão dentro das residências, outro impacto que pode causar é trazer complicações para pessoas com problemas de saúde como pulmonares, além de provocar graves impactos ambientais, como morte de pássaros e plantas por exemplo. 

 

Outra questão é a entrevista dada pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Dengue onde afirma que carro fumacê não funciona com o Aedes aegypti.

 

"Dr. Artur afirma que isso não funciona com o Aedes aegypti, pois o inseto é capaz de se adaptar com rapidez. Ele explica que os produtos espalhados pelo fumacê agem entrando em um túbulo embaixo da asa do mosquito, que morre por paralisia. Porém, o mosquito não voa ao sentir o cheiro dos produtos e sem abrir as asas, ele não morre. Pelo visto, o Aedes aegyti é muito esperto, se adapta a qualquer situação adversa e não está nem aí para o carro fumacê, que parece servir mesmo só para fazer barulho pelas ruas da cidade." (Entrevista concedida a Revista Veja edição nº 2464).


fumacefumacÊdedetizacaodedetizaçãodedetizadorasulpragassulpragasatibaia