119690598_2715852428626324_4238569823259671186_o

Com a chegada do verão é comum ocorrer o aumento de insetos, entre eles os voadores. Esse aumento é devido a umidade do ar e das altas temperaturas que estimulam a reprodução dos insetos, provocando a sua proliferação rápida.
Antes de pensarmos na forma de controle, devemos conhecer a biologia de cada tipo de insetos. Os insetos voadores são atraídos pela luz, assim como a barata de esgoto (barata voadora) e o cupim (siriri).

No caso dos mosquitos, o aumento se deve por causa das chuvas e as altas temperaturas, causando um crescimento do número de criadouros. Já os pernilongos (culex) se reproduzem em águas sujas como córregos e esgotos.
Alguns hábitos simples podem ajudar a evitar que os insetos se aproximem como fechar as janelas antes do pôr -do-sol.

Há métodos como os aparelhos elétricos e o aerosol que só fazem o papel de espantar os mosquitos.

Entre os insetos voadores que só causam incômodos para nós, há algumas espécies que são vetores de doenças como o Aedes Aegypti que causa a transmissão da dengue, zika e chikungunya. Nos últimos anos é o insetos que mais têm causados problemas para a saúde do homem. Diferente do Culex, esse insetos gosta de água limpa e parada, portanto devemos evitar possíveis locais que possam servir de criadouros como pneus velhos, pratos de vasos, garrafas e outros recipientes devem ser virados com a boca para baixo ou protegidos da chuva, calhas entupidas, caixas d´água sem tampa, entre outros. Com o Aedes aegypti todo cuidado é pouco.

Há outras maneiras de amenizar o problema, para um controle de insetos voadores recomenda-se:

+ Instalação de armadilhas luminosas,
+ Cortinas de ar,
+ Instalação de telas em janelas e portas,
+ Manter o interior dos ambientes higienizados,
+ Manter lixeiras fechadas,
+ Evitar cultivar árvores frutíferas próximo das áreas industriais,
+ Utilização de lâmpadas de sódio em áreas externas,
+ Evitar o acumulo de lixo e resíduos de alimentos expostos.

Procurar orientação de uma empresa especializada é importante na prevenção correta contra as pragas urbanas.

Mesmo com todos esses cuidados, é impossível impedir a entrada desses insetos, por isso prevenir ainda é a melhor solução.